Existem paixões que são inerentes, que quando cultivadas desde a infância, levam o nome de “habilidade”, ou até mesmo de “dom”. Outras paixões vão sendo despertadas ao longo das nossas vidas tornando-se uma parte intrínseca do nosso acervo pessoal de interesses até tornarem-se uma vocação.

 

A designer de joias brasileira Luciana Ceratti fez uso das suas paixões para criar a sua marca homônima, combinando características natas como a sua paciência e atenção aos detalhes com a sua vocação: criar peças únicas através das quais as mulheres possam explorar a sua sensualidade, enaltecer a sua personalidade e fortalecer a sua autoestima.

 

Ainda na infância, Luciana passou muitos verões na loja de seu avô materno, especializada em joias e itens para relógios. Foi neste ambiente acolhedor e inspirador que a designer encontrou a primeira faísca para seus futuros empreendimentos.

 

Essa herança preciosa mais adiante a levaria à sua formação em Design de Produto, onde aprofundou o seu conhecimento dos diferentes tipos de materiais e processos de produção. O seu interesse pelo magnetismo das pedras naturais foi tão grande que ainda durante a faculdade Luciana colocou em prática a sua paixão pelo trabalho manual produzindo joias sob encomenda para amigas e conhecidos, adaptando o seu estilo pessoal ao estilo único de cada cliente.

 

Como trabalho de conclusão de curso produziu uma joia contemporânea que era tão versátil que podia ser usada de diferentes maneiras. Inspirada no movimento orgânico da cultura e da sensualidade brasileira assim como na variedade de cores e materiais do Brasil, a peça foi premiada na categoria de design de joias do Prêmio Bornancini de Design de 2014, consolidando assim a jornada artística da designer.

 

Luciana, que está constantemente trabalhando em novas criações, tanto para coleções exclusivas quanto para joias sob encomenda, é conhecida por suas peças contemporâneas e seu design ousado.

|